O Comitê Gestor do Simples Nacional divulgou nota esclarecendo quanto a problemas verificados nos aplicativos do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PDAS) e na Declaração Anual Simplificada do Simples Nacional (DASN) e orientando para a resolução dos mesmos. Leia na íntegra!
Empresas estão oferecendo aplicativos que promovem a alimentação automática de dados no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PDAS) e na Declaração Anual Simplificada do Simples Nacional (DASN).
Foram registrados diversos problemas em documentos de arrecadação gerados por esses aplicativos, a exemplo de divergência em valores e na correta destinação dos tributos à União, Estados e Municípios.
Recomendamos os usuários a efetuarem testes de validação, refazendo os documentos de arrecadação por meio de alimentação manual:
a) nos primeiros meses, em todos os casos;
b) nos demais meses, por amostragem
Especial atenção deve ser dedicada ao extrato da apuração, notadamente quanto aos valores e aos Estados e Municípios aos quais eles são destinados.
SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL